Thiago Ferreira é fundador da Authentic Real Estate, corretora que investe na capacitação de profissionais da área para realizar as vendas nos EUA (Foto: Divulgação Authentic)
Ao contrário do que se pensa, adquirir uma casa nos Estados Unidos não é tão complicado como parece. Com um simples visto de turista, passaporte e comprovação de renda já é possível escolher um imóvel e fechar negócio.
No entanto, a Authentic Real Estate, corretora especializada em propriedades norte-americanas, ressalta que alguns fatores devem ser considerados antes de concretizar o investimento.
Thiago Ferreira, fundador da corretora, informa cinco passos essenciais para realizar a compra com sucesso:
Um investidor deve primeiro determinar qual o valor que ele pode aplicar. Lembre-se que, além do gasto com a compra, ainda será preciso custear a documentação para aquisição. De acordo com Thiago, deve separar cerca de 3% do valor do imóvel para os trâmites burocráticos.
- Qual a finalidade da compra?
Comprar para morar ou alugar é a segunda pergunta que deve ser feita. Para quem planeja usufruir do imóvel poucas vezes ao ano, a locação por temporada é uma opção interessante, principalmente em Orlando, que recebe 60 milhões de turistas por ano.
“Além de garantir renda suficiente para cobrir as despesas de manutenção do imóvel, essa opção garante um lucro anual estimado entre 7% e 12% do valor total da propriedade”.
- Comprar como pessoa física ou jurídica?
A primeira modalidade é menos burocrática, mas inclui desvantagens como o Imposto de Sucessão, taxa cobrada em caso de falecimento do proprietário e que pode chegar a 0% do valor do bem.
Já a aquisição da propriedade como pessoa jurídica, com pequenas empresas sendo facilmente abertas por estrangeiros em solo americano, traz impostos menores, mas não é recomendada caso o comprador pretenda financiar o investimento.
Diferentemente do Brasil, onde os compradores entram em contato com várias imobiliárias para encontrarem a melhor oportunidade, nos Estados Unidos cada corretor tem acesso a todas as propriedades disponíveis no estado em que é licenciado.
Mas não é preciso estar nos EUA para conhecê-las. Como uma solicitação no site da Authentic, um corretor falando português entra em contato para indicar os imóveis disponíveis e tirar as dúvidas.
Uma das principais vantagens em adquirir uma residência nos EUA são os juros reduzidos para o financiamento. Enquanto a taxa no Brasil chega a quase 10% ao ano, nos Estados Unidos os juros anuais giram em torno de 3,5%.
O comprador paga a entrada e tem até 30 anos para quitar o restante. Para usufruir dessa modalidade, o investidor precisa comprovar renda no seu país de origem de pelo menos três vezes o valor da parcela mensal do financiamento. Também é preciso estar legalmente nos EUA, com a vantagem de que vistos como o de turista, business ou de estudante são suficientes para efetuar a transação.
Capacitação
A Authentic Real Estate aposta na capacitação dos profissionais interessados em atuar em território norte-americano. Em parceria com a Rocket Intercâmbio, a corretora promoverá o curso in loco “Aprenda a vender imóveis na Flórida”, de 6 a 12 de março.
Comentários
Postar um comentário