Usucapião de Bens Imóveis

Imagem
A usucapião imobiliária é uma espécie de aquisição originaria de propriedade imóvel, em decorrência de uma posse do bem por determinado lapso temporal, que pode variar, em regra, entre 2 e 15 anos. Tal instrumento do direito material tem suas bases no princípio da função social da propriedade, que tem o intuito que o imóvel seja destinado à melhor atender o asseios da sociedade. Todavia, tal demanda se apresenta um tanto quanto complexa, diante dos vários requisitos que se fazem necessários para a sua concretização. Requisitos para a usucapião podem sofrer alterações devido as várias alternativas legais para pleitear tal direito. Sendo essências à todas as modalidades o animus domini ( intenção de ser dono do imóve l ); posse mansa e pacifica ( a posse de todo o período aquisitivo do direito à usucapião não pode sofre qualquer oposição do proprietário do bem à ser usucapido ); Posse continua e duradoura pelo prazo que varia entre 2 e 15 anos ( a posse não poderá sofrer qual...

      Oportunidades na crise

As pessoas mais bem sucedidas no mundo são aquelas que conseguem perceber boas oportunidades em meio a crises. E o momento econômico difícil que o Brasil vem passando é propenso para se conseguir enxergar chances que ninguém mais vê. O mercado imobiliário atual é um bom lugar de investimento para você que deseja investir na compra de um imóvel em 2015.

Não importa se você já é um investidor acostumado a colocar seu dinheiro no mercado imobiliário ou se está tentando apenas novos investimentos para fugir da crise econômica vivida pelo país, saiba que o momento é vantajoso para você.
O mercado imobiliário não foi atingido de forma tão forte como outros nichos pela crise econômica, o problema que esse setor vem passado foi criado por ele próprio. Com o aumento da procura por imóveis nos últimos anos, as incorporadoras resolveram investir fortemente no lançamento de projetos.
Com o lançamento mais e mais, a quantidade de imóveis cresceu até um ponto que a demanda não supria a oferta exagerada. Esse momento se deu a partir de 2014 e transformou a tendência do mercado.
A partir desse momento, as incorporadoras passaram a mudar seu foco dos lançamentos para a venda do estoque excedente. Com a necessidade de acabar a lista de imóveis que ficaram presos no mercado, o valor desses produtos ficou um pouco abaixo da alta da inflação, ou seja, eles tiveram uma pequena queda.
Com a necessidade de vender, e a baixa procura por compradores interessados em realizar o sonho da casa própria, esse momento passou a ser uma excelente oportunidade para investidores de mercado imobiliário adquirir esses ativos pensando em ganho a médio e longo prazo.
É importante que se diga que um investidor do setor imobiliário espera resultados não tão imediatistas como a maioria da população, é preciso compreender que esse mercado vive de ciclos, e o bom investidor é aquele que consegue diagnosticar essas oportunidades.
Não sou investidor, quero apenas comprar minha casa.
Se a sua intenção é apenas adquirir o imóvel para uso próprio, então você não poderia ter decido isso em hora melhor. Para esses casos, as incorporadoras estão oferecendo descontos a fim de zerar o estoque e conseguir fazer caixa para honrar seus compromissos.
A crise econômica do país, por mais controverso que seja também pode ajudar você que já havia se planejado financeiramente para adquirir um imóvel e estava apenas esperando a oportunidade. Com os financiamentos escassos e a alta da taxa Selic, você que já tinha o dinheiro separado para dar uma bela entrada e pesquisava bons preços encontrou o momento certo.
Expectativas para 2016
A crise econômica no Brasil parece que não vai se dissipar no próximo ano, então a expectativa para o poder de compra do brasileiro é que se mantenha, ocorrendo pequenos ajustes para mais ou menos no decorrer do ano.
Já as incorporadoras ainda seguem na expectativa de conseguir zerar seus estoques ainda em 2015, podendo alcançar o próximo ano. Se nada mudar nos próximos meses do ano atual, é provável que o estoque ainda se mantenha empacado e precisem ser melhoradas as condições ainda mais para o primeiro semestre de 2016.
Pensando pelo lado dos investidores, é preciso saber o seu interesse em correr riscos. É quase que garantido a chance de adquirir um imóvel nesse momento e obter lucros na sua venda em médio prazo. Porém, se você acreditar que o mercado não vai conseguir vender ainda os produtos  que lhe restam e quer tentar a sorte grande de conseguir ativos em queima de estoque no próximo ano é uma alternativa, mas o risco existe.
Agora que você já pôde entender todo o cenário vivido, e as oportunidades em tempos de crise para o setor do mercado imobiliário, faça sua melhor escolha e boa sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usucapião de Bens Imóveis

Construtoras vão financiar os próprios imóveis

Limite da responsabilidade do síndico nas desavenças entre os moradores