Imóvel e Casamento.
Imóvel e Casamento – A Combinação perfeita
A aquisição de um imóvel é um grande passo em direção à vida adulta, da mesma forma o casamento, mas será que é possível dar esses dois passos para uma nova fase da vida ao mesmo tempo? É claro que sim. Imóvel e Você da as dicas.
Muitos jovens casais se planejam durante alguns anos para começar a vida de recém-casados de forma segura e estável, sem passar sufoco financeiro devido aos novos gastos que a vida agora exige. Uma das preocupações do novo casal é o planejamento familiar, e o primeiro imóvel é um dos passos mais importantes para começar a constituir uma família.
Muitas pessoas pensam que com os altos valores gastos com o casamento, o endividamento da família não irá permitir fazer nenhuma compra de alto valor até que a dívida anterior seja paga por completo, mas com algum jogo de cintura e planejamento, todos os gastos podem caber no orçamento.
Imóvel Caixa
Uma das principais saídas escolhidas pelos recém-casados são os financiamentos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. São diversas opções que dão liberdade de escolha para cada tipo de família.
Aquisição de imóvel novo e usado
Nesses casos, o Sistema Financeiro de Habitação financia até 80% do valor do imóvel e o pagamento pode ser feito em até 30 anos. Para garantir que as parcelas não causem danos ao orçamento, o valor não pode ultrapassar 30% da renda familiar.
Construção em terreno próprio ou Aquisição de terreno e construção
Prestações que não ultrapassem 30% da renda familiar se mantêm. Nesses casos, famílias com renda mensal até R$ 3.275,00 possuem descontos especiais.
Esses são apenas alguns exemplos de facilidades que a Caixa Econômica Federal pode oferecer para os recém-casados que estão procurando iniciar a família e realizar o sonho da casa própria.
Dicas para os recém-casados
Se a compra de um imóvel já exige muita atenção dos compradores, para os recém-casados a atenção tem que ser redobrada, tanto financeiramente como na própria escolha.
Localização
O casal precisa saber se esse imóvel que estão adquirindo é realmente o local onde querem morar por um longo período da vida ou apenas uma fase pré-filhos, esse é um detalhe muito importante na hora de comprar um imóvel. A localização faz bastante diferença para um casal jovem que está mais focado no trabalho e independência financeira e que não veem problemas em se mudar quando chegar a hora de terem um filho. Distância entre os trabalhos de ambos, segurança das ruas, infraestrutura de estabelecimentos, como escolas, hospitais, mercados são detalhes importantes. Antes de qualquer visita a possíveis locais, é preciso se decidir qual a função do imóvel: moradia momentânea ou local para viver com os futuros filhos.
Valores
Cuidado com empreendimentos “a preço de custo”, que podem sofrer grandes variações de valor no decorrer da obra. Outra dica, mas que já foi abordada por esse artigo rapidamente é sobre o valor da entrada e o prazo do financiamento.
Para fugir dos grandes e longos financiamentos, ou pelo menos para reduzi-los, o ideal é ter uma economia reservada para a compra do imóvel. Pense em algo a partir de 20% do valor do imóvel desejado. Quanto mais você dispor para dar de entrada no imóvel, menores serão o prazo do financiamento e os juros. O FGTS costuma ser uma boa fonte de renda para compra da casa própria. Você também precisará de dinheiro para os
documentos e taxas da compra (cerca de 5% do valor do bem).
Comentários
Postar um comentário