Usucapião de Bens Imóveis

Imagem
A usucapião imobiliária é uma espécie de aquisição originaria de propriedade imóvel, em decorrência de uma posse do bem por determinado lapso temporal, que pode variar, em regra, entre 2 e 15 anos. Tal instrumento do direito material tem suas bases no princípio da função social da propriedade, que tem o intuito que o imóvel seja destinado à melhor atender o asseios da sociedade. Todavia, tal demanda se apresenta um tanto quanto complexa, diante dos vários requisitos que se fazem necessários para a sua concretização. Requisitos para a usucapião podem sofrer alterações devido as várias alternativas legais para pleitear tal direito. Sendo essências à todas as modalidades o animus domini ( intenção de ser dono do imóve l ); posse mansa e pacifica ( a posse de todo o período aquisitivo do direito à usucapião não pode sofre qualquer oposição do proprietário do bem à ser usucapido ); Posse continua e duradoura pelo prazo que varia entre 2 e 15 anos ( a posse não poderá sofrer qual...

Dicas para a aquisição do segundo imóvel.

O segundo imóvel pode ser: casa de campo, casa de praia ou até mesmo imóvel para alugar.

Muitas pessoas que já conseguiram se estabilizar financeiramente e realizarem o sonho da casa própria buscam a aquisição de uma segunda casa como forma de lazer ou investimento
A compra de uma segundo imóvel para geração de renda com aluguel ou revenda parece tranquila, mas também é preciso avaliar as condições futuras. Começar a pagar um imóvel esperando o retorno financeiro com o aluguel pode não ser tão vantajoso. É preciso colocar as contas na ponta do lápis. Especialistas indicam que a hora certa para comprar um segundo imóvel é a partir da quitação total do primeiro.
Mas você sabe quais as vantagens desse segundo imóvel na sua vida?
Conheça as vantagens de adquirir uma segunda casa:

Férias: Casa de campo ou casa de praia

Uma segunda casa em uma cidade que você visita com frequência ou perto de uma atração turística que você gosta pode gerar economia de tempo e dinheiro. A preocupação na busca de hotéis irá acabar, e os gastos com alimentação em restaurante também pode diminuir consideravelmente se levarmos em consideração que terá a cozinha da casa a disposição.
Porém, como nem tudo é positivo, existem as desvantagens de uma segunda casa para férias. Além do gasto com a compra, a aquisição de uma segunda casa para passeio e férias também gera despesas mensais de manutenção, mesmo quando o imóvel não é utilizado. É importante levar em consideração quantos dias no ano você irá utilizar o imóvel para ver se vale a pena comprar ou apenas alugar quando necessário.

Planejamento de Aposentadoria: Casas para alugar 

Muitas pessoas usam a segunda casa como uma opção futura para se mudar quando alcançar a aposentadoria. No decorrer dos anos, vão modelando a casa para ficar inteiramente do seu gosto e poder apenas usufruir sem precisar gastar um dinheiro com reforma ou algo do gênero de uma só vez no ato da mudança.
A casa em que você viveu durante os anos anteriores pode ser vendida e o dinheiro utilizado para um fundo de investimento ou algo do gênero. Se preferir, pode apenas alugá-la e receber a renda passiva do aluguel.

Potencial de Renda: Casa de campo, casa de praia ou casas para alugar.

Muitas pessoas não sabem, mas podem utilizar a segunda casa como uma fonte de renda sem perder a chance de usufruir dela em momentos pontuais do ano que quiser.  Se utilizar a casa apenas parte do ano, você pode usar um mecanismo que poucos conhecem: os direitos de uso fracionários. Você pode fazer um contrato de timeshare ou apenas alugar a casa durante o período em que não está utilizando. Dessa forma, você poderá usufruir da casa e mesmo assim ganhar uma renda extra com ela o restante dos meses.

Benefícios fiscais  na aquisição do 2o. imóvel                  

Existem alguns benefícios fiscais para pessoas que adquirem um segundo imóvel. Se você passar pelo menos 14 dias por ano na casa, poderá deduzir os juros de uma possível hipoteca do seu imposto. Nesse caso, a segunda casa será assumida como uma propriedade pessoal, e não uma forma de investimento. Por outro lado, se alugar a casa por mais de 14 dias no ano ela é considerada como uma propriedade de investimento.

Alternativas para a compra da segunda casa

O do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é utilizado por muitas pessoas para realizar o sonho da casa própria, porém, é importante salientar que na compra do seu segundo imóvel essa opção não é possível com tantas facilidades como para o primeiro.
A compra costuma estar atrelada ao uso do crédito normal, oferecido pelos bancos. A escolha ideal para pessoas que conseguem poupar e não tem problemas em pagar o parcelamento mensal é o financiamento. Para pessoas com dificuldades nesse sentido, a melhor opção seria os consórcios imobiliários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usucapião de Bens Imóveis

Construtoras vão financiar os próprios imóveis

Limite da responsabilidade do síndico nas desavenças entre os moradores