Dicas de Imóveis para terceira idade.
Em uma sociedade com o número de idosos crescendo cada vez mais, casas com características especiais para pessoas mais velhas estão aumentando. Com esse novo mercado se expandindo, as investidoras do setor imobiliário perceberam uma nova opção para esse nicho e investiram na construção de casas com adaptações especiais para idosos.
Durante anos, no segmento residencial, o grande foco das construtoras e imobiliárias, tem sido o público jovem e principalmente casais, recém-casados ou com filhos. Mas o cenário da sociedade está mudando e surge a necessidade de adaptação. Na terceira idade, também há a preocupação com a qualidade de vida e isso pode ser um motivador para que idosos procurem um imóvel próprio, para conquistar independência e, estes, precisam ser atraentes.
As principais mudanças nos projetos estão relacionadas à segurança do morador. Veja as características de imóveis construídos especialmente para idosos que se destacam.
Iluminação
Com o passar da idade, os problemas de visão passam a aparecer, pensando nisso, a iluminação da casa específica para idosos precisa passar por alguns ajustes. O excesso de claridade atrapalha a visão, ao passo que a falta dela também é prejudicial e aumenta o risco de tropeços e quedas.
Outro detalhe observado é a altura das tomadas e interruptores. Na busca de exigir menos esforço dos idosos, essas ferramentas devem ficar a uma altura que não obrigue nem a necessidade de levantar o braço e se abaixar.
Pisos
A estabilidade dos passos diminui com a menor quantidade de força no corpo e nas pernas. Para isso facilitar a vida dos moradores, as casas devem ser lineares, sem a necessidade de elevações ou descidas.
Pisos escorregadios também estão completamente fora de cogitação, nada de modelos que precisam ser encerados. Elementos antiderrapantes são as opções escolhidas para esse tipo diferenciado de imóvel
Paredes
As paredes também não podem ser escorregadias. Muitos idosos se auxiliam nelas para caminhar, e um escorregão da mão pode causar problemas. Paredes com pedras irregulares também não são adequadas a esses imóveis.
Portas e passagens
Esses dois elementos nas casas projetadas para idosos são mais largas, para facilitar a locomoção com cadeiras de rodas, se necessário. As portas de correr são preferíveis porque exigem menos força para abrir.
Banheiro
O cômodo que mais necessita de cuidados para o uso dos idosos é o banheiro, é nele o maior risco de acidentes. A instalação de barras de apoio novas, vasos sanitários e box facilitam a locomoção. A troca das maçanetas para as de forma reta facilita a abertura de portas. Para ajudar a abrir as torneiras e o chuveiro, o uso de registros com pontas, que podem girar para águas quente, morna e fria, ameniza a abertura do chuveiro.
Outros ajustes feitos para maior comodidade e menos esforço dos moradores são os acentos sanitários elevados, bacias com caixas acopladas e válvulas embutidas.
Utilização de madeira e alvenaria
É indicada a troca de vidros, barras de ferro, porcelanato, enfim, qualquer elemento que reflita muita luz, por utensílios de madeira ou alvenaria. O reflexo da luz que bate nessas superfícies pode causar danos à visão dos idosos e até mesmo acidentes.
Investimento nesse nicho
Algumas incorporadoras resolveram investir no crescimento desse mercado e estão construindo condomínios especializados para receber idosos. Além das mudanças nos imóveis residenciais, as áreas comuns dos prédios também passam por adaptações para facilitar a vida dos moradores e aumentar a segurança dos mesmos.
Esses prédios trocam a piscina, a quadra de tênis ou o campo de futebol por uma horta, praça e bancos ao ar livre. Os idosos utilizam os espaços comuns do prédio como forma de lazer e precisam de atividades mais adequadas a seus interesses e idade.
Comentários
Postar um comentário