Usucapião de Bens Imóveis

Imagem
A usucapião imobiliária é uma espécie de aquisição originaria de propriedade imóvel, em decorrência de uma posse do bem por determinado lapso temporal, que pode variar, em regra, entre 2 e 15 anos. Tal instrumento do direito material tem suas bases no princípio da função social da propriedade, que tem o intuito que o imóvel seja destinado à melhor atender o asseios da sociedade. Todavia, tal demanda se apresenta um tanto quanto complexa, diante dos vários requisitos que se fazem necessários para a sua concretização. Requisitos para a usucapião podem sofrer alterações devido as várias alternativas legais para pleitear tal direito. Sendo essências à todas as modalidades o animus domini ( intenção de ser dono do imóve l ); posse mansa e pacifica ( a posse de todo o período aquisitivo do direito à usucapião não pode sofre qualquer oposição do proprietário do bem à ser usucapido ); Posse continua e duradoura pelo prazo que varia entre 2 e 15 anos ( a posse não poderá sofrer qual...

Crédito Imobiliário

Inadimplência no crédito imobiliário subiu para 1,9% no ano passado.

 Inadimplência no crédito imobiliário subiu para 1,9% no ano passado.

  A inadimplência no crédito imobiliário cresceu em 2015,refletindo os juros altos e o desemprego.
   O presidente da ABECIP(Associação Brasileira das Entidades de Créditos Imobiliário e Poupança)   explica que o indicador,considerando atrasos superiores a 90 dias,passou de 1,4% em 2014 para 1,9% em 2015,considerando garantia hipotecária e alienação fiduciária.
   Conforme dados da ABECIP e Banco Central,apenas a alienação fiduciária,a inadimplência do crédito imobiliário cresceu de 1,4% em 2014 para 1,6% até Setembro de 2015.
   Segundo Gilberto Duarte,pelo lado das incorporadoras os casos de inadimplência foram pontuais e o patamar de calotes continua normal.
¨Em 2015,tivemos mais situação de incorporadoras pedirem mais prazos de negociarem condição,mas essas empresas continuaram pagando.Isso não pode ser chamado de inadimplência 
,mas ajuste de fluxo de caixa¨,ressaltou Gilberto Duarte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usucapião de Bens Imóveis

Construtoras vão financiar os próprios imóveis

Limite da responsabilidade do síndico nas desavenças entre os moradores